Entra em Mim

Instalação/escultura a partir de sete retratos fotográficos de perfil.

Partindo da simplicidade gráfica da silhueta, o projeto EEM 2 (Entra em mim) procura materializar, de forma lúdica e interativa, 7 retratos de perfil, integrando-os numa estrutura de madeira que será instalada num espaço público.

Os perfis ampliados e recortados em MDF permitem que os eventuais visitantes entrem literalmente na obra, atravessando o negativo dos retratos.

Entra em mim

Foto Cesário Alves

Este trabalho é uma exploração de possibilidades de representação de imagens fotográficas bi-dimensionais em espaço tri-dimensional, bem como de interação física com o público. Surge de uma reflexão artística, a partir do processo histórico de representação do retrato de perfil em silhueta, que antecede o aparecimento da fotografia no séc. XIX como um modo acessível e eficaz de identificação e partilha da imagem pessoal.

A estrutura finalizada tem uma volumetria de cerca de 16 metros cúbicos (3,5 m de comprimento, 2,5 m de altura e 1,9 m de largura), a sua escala permite que o espectador entre e percorra a obra. No Laboratório de Criação Digital em Guimarães está em desenvolvimento um dispositivo interativo de luz, com sensores de presença que vão reagir ao movimento de pessoas dentro da instalação.

Um blog sobre o desenvolvimento deste projecto mantido pelo o autor encontra-se disponível neste link.

Ficha e Detalhes Técnicos

Entra em mim é uma instalação / escultura a partir de sete retratos fotográficos de perfil.

Criação de Cesário M. F. Alves com a colaboração de Miguel Pipa
Eletrónica e programação de Ricardo Lobo com colaboração de João Gonçalves e Nuno Barros

Registo fotográfico digital
Projeção de imagem em superfície de madeira, estrutura planificada com Cad, recortada e montada manualmente.
Arduino e electrónica personalizada
Faixas de Leds
Sensores PIR