I - Instalação Sonora Interativa

O espaço físico que ocupamos é alterado de forma imperceptível pelas tecnologias e pelos media omnipresentes que utilizamos. Somos mediados num espaço invisível carregado de ondas electromagnéticas que nos ligam aos outros – hyperlink humano.

Projecto I Residência LCD

Partindo desta ideia de “sistema nervoso” invisível, o grupo formado por Pedro Ângelo, Rebecca Moradalizadeh e Sónia Ralha desenvolveu conceptualmente uma instalação interactiva em que o visitante de um espaço se torna participante, utilizando involuntariamente o seu telemóvel na composição colectiva de paisagens sonoras.

No espaço de instalação encontramos sete cabos de cobre colocados verticalmente entre o chão e o tecto e distanciados entre si que têm uma função de antena conversor captando as ondas electromagnéticas que ocupam o espaço. A aproximação do visitante a cada uma destas estruturas, transforma o seu campo electromagnético pessoal numa massa sonora ruidosa que eventualmente, dependendo do número de visitantes, se torna caótica e invasiva.

O processo de conceptualização foi permeado por um processo de prototipagem acompanhado por João Gonçalves do LCD Guimarães, trabalhando-se um receptor de GSM que permite traduzir estes valores em qualquer tipo de som.


Mais informação

http://audienciazero.net/docs/public/labs/projects/i


Autores

Pedro Ângelo
Rebecca Moradalizadeh (rebeccamoradalizadehap.blogspot.pt/)
Sónia Ralha