Apresentação Resultados da Residência LCD

A residência LCD está neste momento a avançar a todo o vapor e terminará neste sábado, dia 17 com uma apresentação pública de resultados com início marcado para as 18h00 no Laboratório de Criação Digital situado no Centro para os Assuntos da Arte e Arquitectura.

Residência LCD

Foto Mariana Bonaparte

Espera-se que os 14 residentes nos apresentem os seus artefactos, protótipos e conceitos desenvolvidos, revelando e partilhando o seu processo de trabalho.

Após dois dias de intervenções teóricas em torno do conceito de hiperlink e dos efeitos de utilização dos media na sociedade iniciou-se o processo de reflexão e de prototipagem em pequenos grupos. A sala de apresentações transformou-se num cluster cerebral e local de debate intensivo que apenas pára para pequenos interlúdios de café e tartines de mel.

Durante a Segunda-feira assistimos à intervenção de Ricardo Lobo que nos apresentou a história e teoria do hipertexto numa perspectiva social e política baseando-se na obra de autores como Vannevar Bush, Douglas Engelbart e Ted Nelson. Analisou-se criticamente as potencialidades dos sistemas reais e conceptuais de hipertexto e a sua relação com a filosofia contemporânea, nomeadamente a relação com conceitos-chave como autoria, intertextualidade, fragmento, não-linear, entre outros.

Na segunda sessão do dia, o Sérgio Ferreira, apresentou-nos uma visão crítica do uso das tecnologias e da influência cognitiva e social da internet e da googlização.

A terça-feira iniciou-se com uma sessão teórica coordenada pelo Pedro Ângelo que abordou o conceito de hiperlink como elemento estruturante do fluxo de informação, analisando a Teoria dos Grafos e o conceito digital de dataflow indicando a sua aplicação com exemplos do mundo físico. Na segunda sessão teórica Filipe Pais recorreu às teses de autores como Jay Bolter e Richard Grusin, M. Heidegger, M. Mcluhan e Bertold Brecht, analisando as estratégias de transparência utilizadas na integração pervasiva e sofisticada dos media para depois reflectir sobre estratégias artísticas de ruptura dessa transparência para melhor se compreender a natureza dos media e das suas relações com o homem e a sociedade.

Convidamos todos os interessados a comparecer na apresentação de resultados no próximo sábado às 18h00.