Global Game Jam 2012

O Global Game Jam (GGJ) é um evento mundial dedicado à criação de videojogos, onde pessoas de vários locais do planeta se reúnem para criar um jogo em 48 horas. Em Portugal, este ano, o GGJ teve lugar em Guimarães, no espaço do Laboratório de Criação Digital.

O evento começou oficialmente na sexta-feira 27 de janeiro, às 17h00, com 20 participantes confirmados, cada qual com suas próprias habilidades e experiência. Destes 20, 16 participantes chegaram ao evento, com a maioria a permanecer grande parte das 48 horas no local. Este ano, a equipa tinha 12 programadores, 3 artistas e um designer de som / compositor.

A sexta-feira foi reservada para a abertura oficial do evento com as vídeo-conferências oficiais (oradores Jon Romero e Will Wright, entre outros) e com o lançamento do tema (uma imagem de Ouroboros). A partir desse momento, os participantes tiveram que se apresentar uns aos outros, aprender as regras da GGJ e discutir as ideias sobre o rumo dos projectos de jogo a desenvolver.

O debate acabou com duas ideias dominantes, assim, os participantes decidiram criar duas equipas independentes, cada um com seus próprios programadores e artistas. Um dos jogos, mais tarde apelidado "Chasing Balance", seguiu uma abordagem mais simples e directa, com o foco no design dos níveis e gráficos, enquanto o outro jogo (mais tarde denominado "Sigil") optou por uma direcção mais experimental e focou-se na mecânica do jogo e na imersão do jogador.

Sábado foi dedicado exclusivamente a trabalhar nos projetos, escrevendo código e desenvolvendo os gráficos, enquanto o domingo foi principalmente para fazer correcções e acertar os últimos detalhes. Ambos os jogos preencheram os necessários requisitos e prazos, e foram enviados com êxito para o site oficial do GGJ para que outros participantes possam experimentar e dar feedback.

No final de contas o GGJ 2012 foi um grande sucesso nacional e internacional. O evento é uma experiência única e incrível para os profissionais, jogadores, artistas, técnicos e amadores que se reunem para criar algo original. O sentimento de fazer parte de algo que tem lugar globalmente ao mesmo tempo, o espaço curto de tempo em que tudo acontece e o facto de se estar ao lado de pessoas que amam o que fazem cria um extraordinário vínculo entre os participantes e uma incrível sensação de trabalho em equipa que nenhum outro evento pode proporcionar. Ficamos à espera impacientemente do GGJ 2013!